quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Carta circular








Ordem dos Carmelitas Descalços Seculares
Província São José

COMISSÃO DE FORMAÇÃO OCDS
Escola de Formação Edith Stein

JM + JT       Passos  12 de fevereiro de 2014
Queridos irmãos no carmelo,
Lendo e rezando o livro da vida de Santa Teresa, encontrei logo na sua apresentação, um parágrafo que me chamou a atenção por sua interpelação formativa. Interpela, chama a atenção e até mesmo nos convence a nós seus filhos TERESIANOS que somos e desejamos ser pelo seguimento e pelo amor. Nos diz assim:
“Apesar da distância de tempo e lugar, a experiência da de Ávila é iluminadora: por ser experiência evangélica, é capaz de superar as barreiras do tempo e do espaço.
Teresa de Jesus ensina-nos particularmente uma série de atitudes básicas para responder — como ela o fez — ao Senhor da história. Ele, que a interpelou, questiona-nos a nós, os cristãos da América Latina, comprometidos em um trabalho de evangelização libertadora em meio a nossos povos que, apesar de oprimidos, crêem.
Parece-me que Teresa nos ensina especialmente quatro atitudes fundamentais neste momento:
—   saber responder às interpelações de Deus com discernimento teologal;
—   saber responder às interpelações de Deus centrando-nos em Cristo;
   saber responder às interpelações de Deus em comunhão com a Igreja;
   saber responder às interpelações de Deus pelo compromisso de uma esperança ativa.”
(V. apresentação de frei Patricio, ocd)

Estas palavras comunga com o nosso proposito de formação na província São José ocds, e nos interpela impulsionando a aprendermos de Nossa Mãe , o desejo incansável de estarmos a serviço, porém , para isso devemos estar preparados !
Como estaremos preparados ?Quando Nossa Madre Teresa precisa de algum conselho, a quem ela buscava?  A quem sabia mais, a quem tinha estudado e se preparado para ajudar os outros! Vemos isso em toda a leitura de suas obras...
Na nossa carta de discernimento vocacional temos também  a observação: “Um Carmelita que não tem interesse em estudar ou aprofundar as raízes de sua identidade por meio da oração e estudo perde sua identidade e não pode mais representar a Ordem.” (Perfil de um carmelita secular  Pe. Aloysius Deeney, ocd)
Assim , é com muito carinho e empenho que a comissão de formação ocds, convida as comunidades e grupos ocds, para a participação do primeiro módulo da  Escola de Formação Edith Stein. A Escola tem a finalidade de nos prepararmos melhor para atender as necessidades de nossas comunidades, na caminhada de um discernimento, de comunhão com a igreja, de compromisso e enfim centralizando nosso olhar Naquele que nos ama.
Este curso é direcionado a todos os formadores, possíveis formadores e interessados na formação ocds. E para isso estamos trabalhando todas as possibilidades para que todos tenham acesso e oportunidade de estar junto nesta caminhada.  Os mesmo módulos da escola de formação  serão oferecidos em dois períodos um em julho de 2013 EM São Roque –Centro Teresiano De Espiritualidade  e outro no mês de janeiro de 2015 em Fortaleza.
Enviamos anexos todas as informações para a participação neste curso.
“Por isso, peço aos que ainda não começaram que, por amor a Deus, não se privem de tanto bem. Não há o que temer, mas o que desejar.” (Vida 8,5)

Rose Piotto, ocds- Pela comissão de Formação ocds- Província São José

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DISCURSO DO ENCERRAMENTO DA ESCOLA DE FORMAÇÃO EDITH STEIN Fevereiro/2022

  DISCURSO DO ENCERRAMENTO DA ESCOLA DE FORMAÇÃO EDITH STEIN Fevereiro/2022 Boa noite a todos! Eu Mary Aparecida de Camargos juntament...